Londrina, Terça-feira, 29 de setembro de 2026
O Brasil em um ponto
Economia

Famílias empresárias precisam distribuir funções na sucessão, diz especialista

Marcia Dolores defende preparar herdeiros para diferentes papéis, em vez de buscar um único sucessor para todo o patrimônio.

Famílias empresárias precisam distribuir funções na sucessão, diz especialista

A sucessão em famílias empresárias não deve ser organizada em torno de uma única pessoa, mas das diferentes funções necessárias para preservar patrimônio, legado e negócios. A avaliação é de Marcia Dolores, fundadora da Mardô Family House Integration, que estuda o perfil de famílias empresárias no Brasil.

Cerca de US$ 90 trilhões acumulados pelos baby boomers e pela Geração X devem virar herança nos próximos 20 a 30 anos. O UBS informa que um quinto dos ativos globais está nas mãos de pessoas com mais de 75 anos.

Para Dolores, parte dessas famílias ainda trata a sucessão como a escolha de alguém capaz de repetir o que o fundador ou o atual responsável fez. Essa lógica pode deixar de lado herdeiros com outras habilidades, interesses e expectativas.

“É um erro colocar o foco em achar a pessoa ideal, sem considerar que existem mil possibilidades dentro de um núcleo familiar”, disse. Para ela, a sucessão envolve um patrimônio, um legado e um grupo empresarial, não apenas uma posição de comando.

Diferentes caminhos para os herdeiros

A especialista afirma que o processo deve incluir pessoas com potencial e vontade de atuar como executivas, herdeiros interessados em empreender, integrantes que desejem administrar o patrimônio familiar e aqueles que prefiram viver de renda. Cada perfil, segundo ela, exige preparação e espaço próprios.

Dolores também critica a escolha baseada exclusivamente em experiências passadas. Um estudo em conclusão, segundo ela, mostra que a maioria dos sucedidos começa a pensar no tema em cima da hora e procura alguém que replique seu modo de atuação. Em um dos trabalhos citados, uma família colocou um filho em uma função para a qual ele não tinha as habilidades necessárias, apesar de outros três apresentarem alternativas mais adequadas.

A psicóloga afirma que empresas interessadas em atravessar mudanças de mercado e de mentalidade precisam olhar para as novas gerações. Jovens preparados podem contribuir para a criação de negócios, a aproximação com públicos mais novos e a expansão do legado familiar.

Geração Z e participação nos negócios

Uma pesquisa conduzida pela Mardô a partir de 200 projetos de vida declarados por jovens entre 19 e 25 anos indica que 55% querem participar do negócio da família, mas com mais liberdade. Dolores diz que esse grupo busca equilíbrio e não vê a presença constante do proprietário como a única forma de gestão.

A especialista avalia que considerar a riqueza apenas como um peso pode levar à rápida perda de valor durante a sucessão ou ao uso pouco estratégico dos recursos. Para aproximar os herdeiros dos negócios, ela defende o envolvimento desde a infância.

Famílias que mantêm os filhos afastados das empresas podem deixá-los sem conhecimento sobre as atividades e sem preparação para as responsabilidades futuras. Nesse cenário, alguns herdeiros procuram sair de negócios com os quais nunca tiveram envolvimento efetivo, por meio de atos de liquidez, o que pode provocar conflitos.

Preparação começa cedo

Dolores cita as famílias ligadas ao grupo Votorantim e os Moreira Salles como exemplos de processos estruturados. No caso da Votorantim, os herdeiros começam a ser preparados por volta dos cinco anos, com explicações adaptadas à idade sobre o significado de ser herdeiro e a responsabilidade de preservar o legado.

Ela também relata o caso de uma família que incluiu nas conversas uma neta de 12 anos inicialmente afastada das discussões. Em outra situação, um integrante que escolheu seguir a carreira artística encontrou espaço fora da empresa principal, com recebimento de dividendos e um negócio ligado à arte que aproximou a geração seguinte, formada por jovens de 13 a 15 anos.

Participação das mulheres

Um levantamento da Mardô aponta que 87% das mulheres que são esposas ou herdeiras em famílias de altíssimo patrimônio líquido não participam ativamente de decisões estratégicas. Para Dolores, muitas são afastadas sob a ideia de que a gestão patrimonial seria pesada ou difícil demais.

Ela afirma que não é necessário trabalhar na empresa da família, mas é importante conhecer o negócio, os números, a participação de cada integrante, os dividendos distribuídos e os critérios usados nessa divisão. A especialista menciona o caso de uma herdeira de uma empresa do agronegócio que recebe dividendos defasados há 15 anos e não sabe explicar a razão.

Na avaliação de Dolores, o envolvimento das mulheres também faz parte da responsabilidade de preservar o legado. A gestão pode contar com outras pessoas, mas as herdeiras precisam acompanhar as decisões e buscar compreender o patrimônio do qual participam.

Texto produzido pela Redação Ponto de Hoje com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

Receba nossa newsletterUma seleção diária, direto na sua caixa de entrada.

As mais lidas

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5